24/03/2025 9h06

ASSEMBLEIA DO SUEEESSOR APROVA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES COM REAJUSTES E PROTEÇÃO CONTRA JORNADA EXAUSTIVA (ESCALA 6X1)

Em assembleia geral extraordinária realizada na última quinta-feira (20), na sede do SUEEESSOR (Sindicato Único dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Osasco e Região), a maioria dos trabalhadores presentes aprovaram a pauta de reivindicações que será apresentada à categoria patronal nas negociações do próximo período.

A assembleia contou com a presença da diretoria do SUEEESSOR, representada pelo presidente Antonio Gervásio Rodrigues, o vice-presidente Juarez Henrique de Paulo, o secretário-geral Donizete Aparecido Manoel, e o primeiro secretário Amilton de Moura Rodrigues. Também participaram os diretores Ailton Mercês, Amélia Pereira Matos, Fábio Ribeiro Aragão, Geni do Nascimento, Luciana Pereira Santos e Rogério Nunes Mendes, além dos advogados da entidade sindical, Lilian Bisaro Paulino e Flávio Bezerra, que acompanharam e deram suporte jurídico às deliberações da categoria.

A assembleia foi aberta pelo presidente do SUEEESSOR, Antonio Gervásio Rodrigues, que, em nome da diretoria, agradeceu a presença e o engajamento dos trabalhadores. Em seguida, o secretário-geral, Donizete Aparecido Manoel, apresentou a pauta de reivindicações, que foi discutida e deliberada com ampla participação dos trabalhadores. As propostas contemplam uma série de melhorias salariais e benefícios sociais, com foco na valorização dos profissionais da saúde. Entre os pontos de maior destaque está o reajuste de 8% nos pisos salariais (salário de ingresso), abrangendo funções como assistente e técnico em saúde bucal, auxiliar e técnico de enfermagem, além dos trabalhadores do setor administrativo, de apoio e demais áreas.

Ainda sobre os principais pontos debatidos, destaca-se a reivindicação do FIM DA ESCALA 6×1 para a jornada superiores a 6 horas diárias.

De acordo com o vice-presidente do SUEEESSOR, Juarez Henrique de Paulo, “a vedação desse tipo de escala é essencial para preservar a saúde dos profissionais e garantir melhores condições de trabalho”.

Outro ponto que gerou debate e passou por ajustes de redação durante a assembleia diz respeito à entrega e aceitação de atestados de saúde, uma demanda antiga da categoria.

A nova redação da cláusula, incluída na proposta da convenção coletiva, representa um avanço importante, ficando garantida que ausências ao trabalho, por até 15 dias ao ano, motivadas pelo acompanhamento de filhos com deficiência física ou mental, devidamente comprovada por laudo médico, não acarretarão em prejuízo salarial para o trabalhador.

A proposta também inclui um reajuste salarial entre 4% e 6%, dependendo da variação acumulada do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), com o acréscimo de ganho real de 2%, aplicado sobre os salários de abril de 2024.

Entre os benefícios, o Sindicato e a categoria reivindicam um adicional noturno de 40% para todos os trabalhadores que atuam em jornadas noturnas, incluindo os que cumprem escala 12×36, com aplicação do adicional para toda a atividade laboral exercida a partir das 22h até o fim da jornada.

Outro ponto de destaque é o reajuste de 53,85% no valor da Cesta Básica, uma demanda antiga dos trabalhadores diante do aumento no custo de vida.

Também foi aprovada a proposta de assistência médica gratuita aos empregados, extensiva a cônjuges e filhos menores de 18 anos, com participação no custeio limitada a 20%.

O auxílio-creche também deverá ser reajustado, equiparando-se ao da categoria dos enfermeiros ou, no mínimo, em 8%. Já o auxílio-funeral deverá ter valor equivalente a três salários nominais.

Durante a deliberação das propostas, o primeiro secretário do SUEEESSOR, Amilton de Moura Rodrigues, destacou a participação ativa dos trabalhadores e demonstrou satisfação com o envolvimento dos presentes. Segundo ele, “o interesse demonstrado   tanto no esclarecimento de dúvidas quanto na contribuição para o aprimoramento das cláusulas, reforça a força coletiva da categoria e a importância da construção democrática da pauta de reivindicações”.

“Foi um grande avanço, com a participação dos trabalhadores que estiveram presentes e trouxeram contribuições valiosas para a construção da pauta. Agora, imagine o impacto se tivéssemos uma assembleia com os 35 mil trabalhadores que compõem nossa base?” – destacou o primeiro secretário do SUEEESSOR, Amilton de Moura Rodrigues, ao ressaltar a importância da mobilização coletiva.

Para o secretário-geral do SUEEESSOR, Donizete Aparecido Manoel, o momento agora é de fortalecer a articulação da categoria. “O próximo passo é intensificar a mobilização para garantir que essas propostas avancem e se concretizem na mesa de negociação”, afirmou.

O vice-presidente do SUEEESSOR, Juarez Henrique de Paulo, encerrou as plenárias destacando a importância da ampla participação da categoria. Para garantir o acesso dos trabalhadores, as sessões foram realizadas em quatro horários ao longo do dia — às 9h, 11h, 14h e 16h. Juarez comemorou o engajamento dos presentes e ressaltou que a pauta aprovada está alinhada às reais necessidades da base. “Estamos unidos por melhores condições de trabalho, salários justos e mais dignidade para todos os profissionais da saúde”, afirmou.

A pauta ficará disponível até as 23H59 do dia 24 de março de 2025, aqui no site do Sindicato ( https://www.sueessor.org.br/assembleiageralextraordinaria ), para conhecimento e votação dos demais trabalhadores, após isso, será formalmente encaminhada às entidades patronais, dando início ao processo de negociação coletiva no dia 01º de Maio.

Pin It on Pinterest