23/03/2017 11h57

Mês da mulher no SUEESSOR – Confira nossa agenda de lutas!

pornhenumdireitoamenos_1

A agenda especial de lutas das mulheres durante o mês de março no SUEESSOR teve inicio no dia 08 de março uma data histórica, internacionalmente conhecida após a revolução, violência e o assassinato de 140 operárias, incluindo crianças, que protestavam por melhores condições de trabalho e morreram em incêndio proposital a uma fábrica têxtil nos EUA no ano de 1857.

É importante ressaltar que apesar de todo horror sofrido por estas mulheres, somente 118 anos depois, ou seja, em 1975 que a ONU (Organização das Nações Unidas) oficializou o dia internacional da mulher.

Enfim, para o SUEESSOR, mais que uma data de merecidas homenagens e recordações, é um importante dia para refletir quanto ao papel das mulheres dentro de uma sociedade que se diz revolucionária e moderna, porém, ainda tratada de forma marginalizada e machista. Uma sociedade que ao invés de avançar, sempre retrocede com o objetivo de minimizar as conquistas políticas, de mercado e saúde direcionadas as mulheres.

Pensando nisto, o Sindicato criou uma agenda especial de lutas para o mês de março. O objetivo e unir vozes e ganhar forças que contribuam para o não retrocesso aos direitos das mulheres e a viabilização de políticas públicas em beneficio das mesmas.

Mulheres na rua: Por nenhum direito a menos!

No dia 08 de março, o SUEESSOR, em conjunto com o coletivo de mulheres sindicalistas de Osasco, movimentos sociais (juventude e LGTB) e ativistas, foi às ruas da cidade, em um ato para protestar contra a extinção sem justificativas da Coordenadoria da Mulher no Município, em 06 de janeiro deste ano.

O ato teve início às 8h00 em frente à estação de trens da CPTM e percorreu diversos pontos da cidade, entre eles, o Portal do Trabalhador e o CEFOR – Centro Formador de Pessoal para Área da Saúde de Osasco.  Na ocasião, foram distribuídos panfletos informativos à população, faixas e cartazes que lembravam os direitos adquiridos pelas mulheres e falta de respeito dos governantes aos mesmos, como também palavras de ordem.

No mesmo dia, tanto o PORTAL quanto o CEFOR, recepcionavam eventos políticos importantes para a cidade, sendo estes:  a reinauguração do Portal que estava inativo desde dezembro do ano passado e a primeira macroetapa da conferência estadual de saúde das mulheres.  

Para as sindicalistas, a realização destes eventos no dia 08, seria “uma tentativa de boicote ao ato” que mesmo assim seguiu com seu objetivo até a porta da prefeitura da cidade, em busca de explicações da atual gestão quanto à extinção da Coordenadoria, o que infelizmente não aconteceu.

pornenhumdireitocamara

Para tanto, no dia 14 de março, a vereadora Dra.Régia, chamou uma sessão na Câmara Municipal de Osasco, com o objetivo de discutir a situação da Coordenadoria. Na ocasião, foi entregue ao presidente da câmara – Dr.Elissandro Lindoso, que prometeu um posicionamento no prazo de dez dias.

Leia o material distribuído à população: http://bit.ly/2nNQn8Q

Pin It on Pinterest