12/09/2018 8h39

Presidente do SUEESSOR participa e leva debate sobre constituição e democracia ao NPJ da Faculdade Anhanguera de Osasco

“Democracia não se limita ao voto” – foi o que declarou o presidente do SUEESSOR e também aluno do curso de direito, Antônio Gervásio Rodrigues, durante sua apresentação no debate do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Universidade Anhanguera de Osasco.

Para o presidente do Sindicato, “o maior desafio é desmistificar o conceito de democracia aplicado no Brasil, porém, para que isto aconteça, é necessário fugir da superficialidade e fazer um estudo aprofundado sobre o tema, já que é impossível fazer uma avaliação somente com o olhar da ciência provocado em nosso regime político”.

Gervásio também falou sobre a existência de vários autores que, além de discutir e debater sobre democracia, dividiu-na em três fases: de alta, média e baixa intensidade. Dentre eles, lembrou-se do professor e autor português, Boaventura de Sousa Santos.

“Em minha opinião o Brasil é inferior à fase de democracia de baixa intensidade. Inicialmente porque não obedece ao principio base de liberdade e soberania popular, onde não deveriam existir desigualdades ou privilégios de classe (como é estabelecido em um regime democrático). Em seguida por que não se faz da indústria e sua tecnologia, saúde, segurança e educação, seus bens estratégicos. E por último, porque não se respeita sua própria constituição (carro chefe das democracias)” – explanou.

Na sequencia, falou do “principio de liberdade como um direito assegurado na constituição”, o que em sua opinião “é desrespeitado pela obrigatoriedade do voto no país”. Ainda, para elucidar seu exemplo, Antônio lembrou “o elevado índice de votos brancos, nulos e abstenções, em diversas cidades brasileiras e afirmou ser um fenômeno que permite retomar o tema da reforma política que o Brasil precisa”.

Autor: SUEESSOR

Pin It on Pinterest