QUEBRANDO TABUS: JANEIRO BRANCO É TEMA DE PALESTRA NO PRONTO SOCORRO IMPERIAL
Nos dias 21 e 24 de janeiro, o Pronto Socorro Imperial, localizado em Barueri/SP e administrado pela OS Santa Casa de São Bernardo do Campo, foi palco de uma palestra especial sobre o Janeiro Branco, uma campanha dedicada à conscientização da saúde mental. O evento teve como principal objetivo quebrar tabus e promover uma discussão aberta sobre temas como estresse, ansiedade e outros transtornos psíquicos, tão presentes na rotina de muitos trabalhadores.
A palestra foi conduzida pelo psicólogo Dr. Gabriel Silva, da Clínica Mais Afeto Psicologia, uma das principais parceiras do SUEESSOR (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Osasco e Região), que integra a ação “AS MÃOS QUE CUIDAM MERECEM CUIDADOS!”. Esta iniciativa busca oferecer suporte emocional e psicológico aos profissionais de saúde, destacando a importância de cuidar da saúde mental dos trabalhadores da área.
Antonio Gervásio Rodrigues, presidente do SUEESSOR, ressaltou a relevância dessa ação conjunta com os gestores de saúde, enfatizando a necessidade de ir além das abordagens superficiais com que o tema da saúde mental é frequentemente tratado nas empresas. “Esse trabalho tem como objetivo tratar da saúde mental de maneira profunda, desafiando os estigmas e preconceitos que ainda cercam o assunto”, afirmou.
A ação foi criada em novembro de 2016, por Noêmia Telles de Oliveira, ex-presidente e atualmente tesoureira do sindicato. Ela iniciou o projeto como uma ferramenta essencial de saúde e segurança no ambiente de trabalho, focando na conscientização e no apoio psicológico aos trabalhadores da saúde. Desde então, a iniciativa tem se expandido e é um dos principais benefícios oferecidos gratuitamente aos profissionais da categoria.
“Já realizamos ações em hospitais, clínicas e laboratórios, abordando temas conforme a necessidade de cada local, com apresentações teatrais, danças e, atualmente, palestras conduzidas pela nossa equipe de psicologia, devido à crescente preocupação com a saúde mental e os alarmantes índices de suicídios entre os trabalhadores”, explicou Gervásio.
O presidente do SUEESSOR também destacou que o projeto evoluiu com o tempo, principalmente após a fundação da Clínica Médica do sindicato, em 2021. Com o apoio de uma equipe especializada em psicologia e psiquiatria, o sindicato continua investindo em parcerias de destaque, como a Clínica Mais Afeto e a Clínica LARES, reconhecidas na área de saúde mental.
A ação “As Mãos Que Cuidam Merecem Cuidados!” está disponível para hospitais, clínicas e laboratórios interessados em oferecer um atendimento diferenciado aos seus colaboradores. No entanto, é necessário realizar o agendamento antecipado. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o SUEESSOR através do e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp: (11) 99780-4889.
Vale lembrar que todas as atividades são gratuitas e as ações podem ser adaptadas conforme a demanda de cada instituição.
Relembre algumas ações do SUEESSOR:
Teatro de Saúde e Segurança do Trabalho
Após um ano de sua criação, o projeto “As mãos que cuidam merecem cuidados!” não para de crescer
SIPAT no HGC tem participação do SUEESSOR