Redes sociais são facas de dois gumes, alerta especialista
Nos últimos anos, a internet tem registrado muitos casos de profissionais da saúde que expõem suas indignações especialmente em redes sócias e acabam perdendo emprego por causa disso. O caso mais recente, foi de um técnico de enfermagem que “curtiu” no facebook, comentários ofensivos feitos por outra pessoa, sobre a empresa que trabalhava, confirmando a validade da demissão por justa causa que lhe foi aplicada.
“Diferente do que muitos pensam a internet não é terra sem lei, onde se pode tudo de forma inconsequente”, declarou Péricles Duarte (Comissão de Direitos Humanos da OAB/MS). Duarte deu algumas dicas no sentido de os trabalhadores evitarem o mau uso da internet.
“Na maioria dos casos de demissão, os trabalhadores estavam fazendo críticas a empresa, ou até mesmo, brincando em seus locais de trabalho, com o uniforme da empresa, e até mesmo, expondo os pacientes. É importante, que o trabalhador pense antes de fazer o seu desabafo, observando a legalidade de suas ações, as condições, o momento e o local oportunos para fazê-lo. Caso contrário, está cometendo um ato ilícito”, finalizou.
Matéria: JORNAL DA CNTS (Informativo da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde) / Charge: Fairington / Google