SUEESSOR investe em equipe para acompanhamento e auxilio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA.
Sob a supervisão de Antonio Gervásio Rodrigues, Presidente, e Donizete Aparecido Manoel, Secretário Geral, o SUEESSOR, possui uma equipe de dirigentes responsáveis pelo acompanhamento de todo o processo eleitoral e também do pós gestão dos cipeiros.
O SUEESSOR sempre se disponibilizou a auxiliar e acompanhar todo o processo eleitoral das CIPAS, assim como, em atender futuras demandas que venham ser denunciadas pela comissão.
Para o presidente do SUEESSOR, Antonio Gervásio Rodrigues, “o apoio e a colaboração do Sindicato à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, aumenta a eficácia do comitê de segurança de uma empresa, principalmente nas reinvindicações de recursos que contribuam com uma representação aprimorada”.
O presidente ainda elencou algumas das razões pelas quais a participação e presença do Sindicato torna-se essencial, dentre elas, “a facilitação da fiscalização e a implementação de normas internas que fomentam uma cultura de prevenção, o apoio na criação de cursos, palestras e workshops com o objetivo de identificar e mitigar os riscos no ambiente de trabalho, promover a participação ativa dos trabalhadores, auxiliar na investigação de acidentes, combater práticas irregulares e facilitar as negociações que envolvem condições de trabalho”.
Sob a supervisão de Antonio Gervásio Rodrigues, Presidente, e Donizete Aparecido Manoel, Secretário Geral, o SUEESSOR, possui uma equipe de dirigentes responsáveis pelo acompanhamento de todo o processo eleitoral e também do pós gestão dos cipeiros.
A frente da equipe, o dirigente sindical, Rogério Pereira Nunes Mendes, atua comoresponsável por toda a coordenação desse trabalho.
“Nesta foto, o dirigente sindical, Rogério Pereira Nunes Mendes, que atua como
responsável por toda a coordenação desse trabalho.”
“Os trabalhos iniciam com o recebimento do comunicado da empresa, sobre o início do processo eleitoral da CIPA. A partir de então, analisamos se os requisitos de abertura estão corretos e auxiliamos, se necessário, nas correções dos mesmos” – explicou Rogério.
Lembrando que, conforme estabelecido na NR-5, se solicitado, é obrigatório a empresa comunicar o início da CIPA ao Sindicato da Categoria, assim como também, a prorrogação do período de votação. A não entrega deste documento poderá ser considerada uma irregularidade, resultando em denúncia por parte do Sindicato e anulação do processo por autoridade administrativa competente.
Rogério, organiza a participação nas CIPAS de acordo com a escala dos demais dirigentes. Atualmente, ele conta com o auxílio e a apoio dos também dirigentes sindicais, Ailton Mercês Barbosa (O Marmita), Edinaldo Alves Batista e Geni dos Santos Nascimento.
“Depois do término das eleições, seguimos acompanhando a nova gestão, mapeando e arquivando os relatórios encaminhados pelas comissões” – disse o dirigente e continuou, “a CIPA é uma ferramenta que salva vidas, e o mapeamento desses relatórios nos auxilia no entendimento das áreas carentes de segurança e melhores condições de trabalho”.
Quando questionado sobre o olhar das empresas em relação dessa participação mais efetiva do Sindicato nas CIPAS, Rogério disse que “desde foi demonstrado para as empresas a importância da participação colaborativa do Sindicato, que vai além de fiscalizar, não tem havido dificuldades para ingressar nas instituições e auxiliarefetivamente nas CIPAS”.
“O mesmo aconteceu em relação aos trabalhadores, hoje, com a presença do Sindicato ficando cada mais efetiva, trouxe a segurança que o processo eleitoral necessitava, garantindo um pleito justo e que assegure direitos fundamentais” – exemplificou Rogério.
Em relação aos cuidados e acompanhamento após processo eleitoral e o trabalho com a nova gestão, Rogério finalizou dizendo “que o principal objetivo do SUEESSOR é estudar esse mapeamento futuramente auxiliar as comissões na criação estratégica de projetos eficazes que possam diminuir os riscos onde há maior incidência de acidentes e problemas de saúde, contribuindo com ações preventivas de saúde e segurança no ambiente de trabalho”.
As empresas podem encaminhar o comunicado das eleições ao Sindicato, através do e-mail: [email protected] ou esclarecer eventuais dúvidas através do (11) 98337-3686 (CEL./WhatsApp) e falar diretamente com Rogério.