14/07/2024 9h02

SUEESSOR participa de discussão contra a PL do Estupro

Representado por sua dirigente, Amélia Pereira Matos, o SUEESSOR, esteve presente no encontro das MULHERES SINDICALISTAS, realizado na antiga sede do Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região – SECOR.

O objetivo do encontro, foi analisar e debater o Projeto de Lei Nº 1.904/2024, mais popularmente conhecido como PL do Estupro ou PL da Gravidez Infantil, atual pauta para julgamento do Supremo Tribunal Federal.

O projeto de lei, equipara o aborto realizado após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio simples, inclusive nos casos de gravidez resultantes de estupro.

Para a Amélia, “mais uma vez trata-se da extrema direita tentado desvirtuar o debate apelando para algo moralista ou religioso”.

“Não se trata de ser ou não a favor do aborto, trata-se primeiramente da intervenção sem limites do Estado nos direitos reprodutivos das mulheres, como também, da sociedade através de um discurso moralista, justificar a punição de meninas e mulheres, em sua maioria pobres e negras” – enfatizou Amélia.

A dirigente ressaltou que chega ser no mínimo hipócrita esse tipo de discurso “em favor da vida” e lembrou das mortes decorrentes de abortos realizados clandestinamente.

“Nesses casos, a cada 28 internações, uma paciente vem a óbito e o risco de morte é 140 vezes maior. Dessas mortes, aproximadamente 30% são de mulheres pardas ou negras. Isso, considerando que esses registros são de mulheres que após a tentativa de aborto mal sucedida, procuraram pelo Sistema Único de Saúde para atendimento e foram cadastradas no banco de dados. E as que não procuraram?indagou a dirigente.

“Me pergunto até quando vamos fingir que essa pauta não trata da falta políticas públicas efetivas de saúde para as mulheres?” – finalizou Amélia.

As sindicalistas devem voltar a se reunir pelos próximos dias, com o objetivo de criar uma agenda de ações.

#sueessorcuidandodequemcuida

Pin It on Pinterest