7/04/2016 10h52

Um bom dia para refletir! Hoje é 7 de Abril – Dia Mundial da Saúde

dia_mundial_da_saude

Em sete de abril de 1948, a assembleia mundial da saúde, criou o “Dia da Saúde” – com o objetivo de conscientizar a população a respeito dos diferentes fatores que atingem sua qualidade de vida.

Aproveitando a data e sua importância, o SUEESSOR, decidiu falar mais sobre um tema pouco conhecido no Brasil – a “Síndrome de Burnout” ou “Esgotamento Profissional”. Doença ocupacional que afeta muitos profissionais da área da saúde, especialmente auxiliares e técnicos de enfermagem, e enfermeiros.

A alta responsabilidade, o trabalho direto com pessoas em sofrimento, os paradigmas da sociedade sobre os serviços de saúde que por sua vez, transferem todo e qualquer erro do sistema a esses profissionais, resultam em um alto índice de estresse, desencadeando novos e inúmeros problemas de saúde aos trabalhadores – dia após dia.

Uma pesquisa divulgada pelo Portal Ciência Hoje do UOL, os profissionais da saúde que trabalham no período noturno são os mais afetados pela Burnout.

Muitas são as mortes decorrentes desse esgotamento profissional, e diante desses resultados, é inegável a necessidade de olhar muito além da saúde populacional, e olhar também, pela saúde dos profissionais da área.

A iniciar com os gestores de empresas privadas, que visando somente o lucro, aumentam sua demanda de atendimento, porém não oferecem estrutura para tanto. Ignoram o código de ética da categoria e sobrecarregam os trabalhadores.

Por isso, a insistência do Sindicato em dizer que nossas discussões em relação a saúde do trabalhador, tanto como entidades sindicais ou órgãos fiscalizadores, devem ir além de papeis burocráticos e debates vazios. Devem existir sim, porém, devem ser mais eficazes em suas ações.

Hoje existem muitos projetos de lei como: a Lei do Descanso e às 30 horas para os profissionais de enfermagem, que se bem estruturados, podem sair definitivamente do papel e torna-se direito tangível, melhorando as condições de trabalho e saúde dos profissionais da área e,  consequentemente o atendimento a população.

Sobre a “Síndrome de Burnout” ou “Esgotamento Profissional”

Síndrome de Burnout é um distúrbio de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso.

Sintomas

– Cansaço excessivo;

– Depressão;

– Descontentamento com a profissão;

– Frieza nas relações com outras pessoas e/ ou pacientes;

Tratamento

O tratamento para Síndrome de Burnout deve ser orientado por um psicólogo ou psiquiatra e, normalmente, é feito através da combinação de medicamentos e terapias durante 1 a 3 meses.

Pin It on Pinterest