CNTS reúne dirigentes sindicais e especialistas em Encontro Jurídico
As relações de trabalho, hoje, sejam na iniciativa privada ou no setor público, têm sofrido fortes influências dos demais setores além do trabalhista. Mais que as questões econômicas e as alterações no tocante à legislação que rege direitos e deveres de patrões e empregados, as mudanças culturais, com ênfase na equidade de gênero, e as desigualdades sociais são fatores que influenciam o diálogo no mundo do trabalho.
Embora ainda persistam como pauta principal na mesa de negociação as questões salariais e de condições de trabalho, é cada vez mais abrangente a variedade de temas incluídos nas convenções e acordos coletivos, além do surgimento de novas profissões e/ou especialidades; modalidades de contratos de trabalho, como temporário e à distância; novas tecnologias e ferramentas; e o entrelaçamento do público com o privado.
As influências também ocorrem por parte dos atores sociais que estão na outra ponta da relação entre empregado e empregador, aí incluída a atuação dos poderes constituídos, os interesses da sociedade e a interferência na organização dos trabalhadores, por vezes em desrespeito à autonomia e à liberdade do movimento sindical.
Com a finalidade de atualizar conhecimentos e orientar os profissionais da saúde para o cotidiano do trabalho, de forma a ter voz ativa no debate e assegurar direitos e buscar conquistas, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde – CNTS realizou seu III Encontro Jurídico-Sindical, nos dias 25 e 26 de agosto, no Hotel Nacional, em Brasília.