5/08/2015 9h00

CSB debate fortalecimento do cooperativismo com sindicatos do setor

Durante a reunião, o presidente Antonio Neto também apresentou os princípios e objetivos da Central na luta trabalhista.

Com o objetivo de debater as reivindicações dos trabalhadores celetistas de cooperativas e apresentar a pauta de luta da CSB, o presidente da Central, Antonio Neto, e o vice-presidente nacional, José Avelino Pereira (Chinelo), reuniram-se com representantes do Sindicato dos Empregados de Cooperativas Médicas no Estado de São Paulo (SECMESP), Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas do Estado de São Paulo e de Minas Gerais (SINTRACOOP/SP e MG) e da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil (FENATRACOOP) na última quinta-feira (16/07).

Durante o encontro entre as diretorias, as entidades expuseram à presidência da Central a atual conjuntura vivenciada pela categoria e sua representação sindical. Entre os pontos citados pelo presidente do SECMESP, José Renato Pappesso, uma das maiores barreiras às lutas trabalhistas é o não reconhecimento dos funcionários de cooperativas médicas como categoria por parte do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Em resposta às demandas dos dirigentes presentes na reunião, Antonio Neto expôs o papel da CSB como representante e defensora da legislação trabalhista. O presidente destacou o compromisso da Central perante a classe operária e o desenvolvimento nacional.

“Uma Central Sindical é a maior unidade representativa das leis trabalhistas. O nosso dever e comprometimento é coordenar e fortalecer a liberdade e autonomia dos trabalhadores. Por isso, temos como norte dos nossos objetivos de luta a consciência de sempre estarmos próximos aos sindicatos filiados, pois, somente assim, estaremos cientes dos anseios e necessidades da classe trabalhadora”, ressaltou Neto.

Pin It on Pinterest