29/10/2014 18h10

Ebolavirus

o-EBOLA-facebook

Microfotografia de um virião do vírus de ébola – Divulgação

Saiba mais sobre a doença que está assustando o mundo

Depois de recentes casos descobertos na Europa e nos EUA, a Doença por Vírus Ebola (DVE) passou a ser preocupação mundial. A doença atinge seres humanos e mamíferos, sendo provocada por um vírus. Os principais sintomas da doença são febre alta, dores musculares e dor de cabeça, seguidas por vômito, diarreia, manchas avermelhadas pela pele, insuficiência hepática e renal. O virus se transmite pela troca de fluidos corporais (sangue, saliva, sêmen, etc.) e não há registro de transmissão do virus pelo ar.

A preocupação mundial é notória. Afinal, 90% das pessoas que contraem a doença acabam por falecer devido a agressividade dos sintomas, que levam o paciente óbito devido a hemorragias internas e, consequentemente, diminuição da pressão arterial. Além disso, o vírus age de forma rápida, e muitos dos diagnosticados morrem em até 12 dias.

Atualmente, o mundo vive a pior epidemia que se tem notícia, em países como Serra Leoa, Libéria, Guiné, Senegal e Nigéria e já são mais de 2,5 mil mortos.

A vacina

Os tratamentos ainda são experimentais e nenhum deles é aprovado por entidades de saúde. Porém, uma nova droga vem sendo testada: o ZMapp.

O DNA do virus é injetado em plantas que passam a produzir os anticorpos que o combatem. Ainda que a produção seja lenta, os primeiros resultados tem sido animadores: enfermeiros e médicos diagnosticados com ebola mostraram-se curados depois do ZMapp.

Até hoje, apesar de recente suspeitas, nenhum caso foi registrado no Brasil.

Pin It on Pinterest