Governo autoriza contratar médicos
Governo autoriza contratar mais peritos médicos
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convoca mais 250 candidatos aprovados no último concurso público de Perito Médico Previdenciário.
Em 2010, quando o concurso foi realizado, 500 médicos peritos foram convocados para reforçar o atendimento nas Agências da Previdência Social (APS).
As nomeações serão realizadas ainda em maio. Os peritos convocados irão trabalhar nas novas unidades inauguradas pelo Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX). Hoje, o quadro de perito médico previdenciário do INSS é composto por mais de cinco mil servidores que trabalham nas 1.192 APS espalhadas pelo Brasil.
O concurso público foi realizado para 500 peritos médicos previdenciários, sendo que 5% do total de vagas foram reservadas para pessoas com deficiência. Agora, estão sendo chamados mais 50% desse total, como permite a legislação em vigor.
O salário inicial é de R$ 4.149,89, porém, com a gratificação de desempenho, pode chegar a R$ 8.013,89 para jornada de 40 horas semanais, acrescido de auxílio alimentação e transporte.
Na semana passada, foi aprovada a criação de mais 500 vagas de perito médico previdenciário do INSS. O projeto foi aprovado sem emendas e agora vai à sanção presidencial. A criação desses cargos tem a finalidade de fortalecer a estrutura organizacional do INSS, para possibilitar a instalação das Agências da Previdência Social (APS) que estão em construção.
Para o Estado de São Paulo serão 52 novos peritos distribuídos assim: um fiscal para cada uma das seguintes cidades: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Marília, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté. Já os municípios de Guarulhos, Piracicaba e Santo André receberão dois fiscais cada. A cidade de São Bernardo do Campo receberá cinco fiscais e a cidade litorânea de Santos outros sete fiscais. Já a capital paulista receberá vinte três fiscais que serão distribuídos assim: 10 para zona leste, cinco para zona sul e quatro para o centro e mais quatro para zona norte.
Lamentavelmente, a zona oeste da Grande São Paulo, na qual estão os 12 municípios em que atuamos, não receberá nenhum novo perito médico.