Municípios devem aderir à campanha de prevenção de doenças
Campanha de enfrentamento da hanseníase, verminoses e tracoma pretende atender mais de nove milhões de estudantes em 1.227 municípios
“Hanseníase, verminoses e tracoma têm cura. Faça essa lição de casa e proteja-se”. Esse é o tema da campanha do Ministério da Saúde, presente em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal. O objetivo da mobilização é aumentar o diagnóstico precoce em crianças e jovens em idade escolar.
“As escolas estão distribuindo uma ficha, a própria criança ou a família dela marca nessa ficha se tem alguma mancha no corpo da criança; depois é examinada pela equipe de saúde da família e, se necessário, essa criança ou adolescente vai para o posto de saúde. Vão também tomar o medicamento albendazol para prevenir contra doenças conhecidas como lombrigas e também, nas escolas que ficam em áreas de alto risco, é feito um exame no olho dessas crianças para prevenir uma doença chamada tracoma que, se não for detectada, pode até causar cegueira”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
A campanha de enfrentamento da hanseníase, verminoses e tracoma do Ministério da Saúde pretende atender mais de nove milhões de estudantes do ensino fundamental em 1.227 municípios do País. Mas, até o momento, apenas 206 municípios aderiram à mobilização.
Por isso, Jarbas Barbosa faz um alerta aos gestores municipais. “É muito importante que as prefeituras, as secretarias estaduais, as secretarias municipais de Saúde e de Educação, os diretores de escolas, os professores, as equipes de saúde da família e cada família dessas crianças que vivem nesses municípios apoiem e participem no seu município, no seu bairro.”
Fonte: Portal Brasil