Sai em junho lista de faculdades interessadas em curso de medicina
Com o curso, Osasco poderá contar com médicos residentes atendendo nas UPAS, prontos-socorros, policlínicas e nos dois hospitais municipais.
Osasco deve saber, ainda neste semestre, quais instituições de ensino superior disputam um espaço para instalar a primeira faculdade de medicina da cidade. De acordo com o Ministério da Educação, a relação de faculdades interessadas será divulgada em junho. Osasco está no grupo dos 39 municípios que foram contemplados com o curso. Em dezembro de 2013, cidade foi selecionada para receber o campus seguindo diretrizes do governo federal, pelo então ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A iniciativa coloca Osasco no rol das cidades brasileiras com importante produção de pesquisa e conhecimento na área de medicina. Com o curso de medicina, a cidade poderá contar com a formação de profissionais que farão residência médica (uma espécie de “estágio” para os alunos) no município, melhorando os quadros da rede municipal da Saúde. Na prática, eles dedicarão parte de seu tempo e trabalho nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), prontos-socorros, policlínicas e nos dois hospitais municipais. O termo de autorização de funcionamento da faculdade de medicina foi assinado, em setembro do ano passado, pelo prefeito Jorge Lapas, em Brasília.