Seminário de Mulheres
Seminário de Mulheres define ações pela aprovação do PL de Igualdade
As centrais sindicais CGTB, CTB, Força Sindical, NCST e UGT realizaram nesta sexta-feira (30 de setembro), em São Paulo, o Seminário Estadual das Mulheres, que teve como principal objetivo debater e definir ações para aprovação no Congresso Nacional dos Projetos de Lei que defendem a igualdade de direitos entre homens e mulheres.
Na mesa de abertura estiveram presentes as secretárias estaduais e nacionais das centrais sindicais, ao lado dos sindicalistas que passaram apenas para fazer uma saudação.
Dois Projetos de Lei tramitam no Congresso Nacional, um – que originalmente eram dois – na Câmara dos Deputados (4857/2009 e 6653/2009 – autoria da deputada Alice Portugal e outros parlamentares) e outro no Senado Federal (PLS 136 – do Senador Inácio Arruda).
Ambos, em sua essência, visam garantir às mulheres as mesmas oportunidades, no mercado de trabalho e na sociedade e estabelecem punições aqueles que discriminarem qualquer mulher em função da questão de gênero, raça, orientação sexual ou classe social.
O evento contou ainda com uma rápida participação da senadora Marta Suplicy, que passou para saudar as dirigentes.
Ao final do seminário, foram definidas as iniciativas e ações para que os projetos continuem avançando em Brasília, como a divulgação e mobilização para levar à sociedade informação sobre a importância da aprovação dos projetos; articular apoio junto às bancadas no Congresso nacional; Insistir em audiência com Dilma; defesa de inclusão da aprovação dos PLs na pauta das conferências estaduais e nacional de políticas para mulheres.
Fonte: Cinthia Ribas – Portal CTB